quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Zacarias - cap. 4.1 O anjo que havia falado comigo voltou e ...


                           O castiçal de ouro e as duas oliveiras

 

Tradução na Linguagem de Hoje

Zacarias - cap. 4

1 O anjo que havia falado comigo voltou e me acordou, como se acorda alguém que está dormindo.
2 Ele me perguntou: - O que é que você está vendo? Respondi: - Estou vendo um candelabro de ouro e em cima dele um vaso para o azeite; há sete lamparinas no candelabro, e há sete tubos por onde o azeite chega até as lamparinas.
3 Perto do candelabro, estou vendo duas oliveiras, uma de cada lado.
4 Aí perguntei ao anjo: - Meu senhor, o que quer dizer isso?
5 - Você não sabe? - ele perguntou. - Não, senhor! - respondi.
6 Depois disso, o anjo mandou que eu entregasse a Zorobabel a seguinte mensagem de Deus, o SENHOR: - Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando.
7 - Diante de Zorobabel, altas montanhas vão virar campos planos. Ele vai trazer a pedra mais importante do Templo, e o povo vai gritar: "Que beleza! Que beleza!"
8 O SENHOR falou comigo mais uma vez.
9 Ele disse: - Zorobabel pôs o alicerce deste Templo e ele mesmo vai terminar a construção. Quando isso acontecer, o povo saberá que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, enviei você para falar a eles.
10 E os que não deram valor a um começo tão humilde vão ficar alegres quando virem Zorobabel terminando a construção do Templo. - As sete lamparinas representam os sete olhos do SENHOR Deus, que vêem tudo o que se passa no mundo inteiro.
11 Aí eu perguntei: - E o que querem dizer as duas oliveiras, uma de cada lado do candelabro?
12 E perguntei também: - E o que querem dizer os dois ramos da oliveira, que estão perto dos dois tubos de ouro por onde passa o azeite?
13 - E você não sabe? - ele perguntou. - Não, senhor! - respondi.
14 Então ele explicou: - Eles representam os dois homens que foram escolhidos e ungidos para servir o Senhor do mundo inteiro.





O candelabro



Esta peça magnífica fazia parte dos utensílios do tabernáculo que Deus ordenara a Moisés que construísse, e se encontrava no interior da tenda da congregação para que produzisse luz no interior da mesma. “Também farás um castiçal de ouro puro; de ouro batido se fará este castiçal; o seu pé, as suas canas, as suas copas, as suas maçãs e as suas flores serão do mesmo”.Ex.25:31
“Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele”. Ex.25:37
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,”Ef 1:4

















Nenhum comentário:

Postar um comentário